Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

INTERNAÇÃO DOMICILIAR ou ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

Você Sabia?

DIFERENÇA

 

Comum que se confunda essas duas modalidades e segundo a ANVISA , órgão regulador,  existem diferenças :

Assistência domiciliar  é equivalente ao atendimento que o paciente receberia em um ambulatório e que não necessitem de uma estrutura hospitalar, visando a desospitalização. Utilizada no âmbito familiar da residência, previne  riscos de infecções cruzadas, é  utilizada geralmente em pacientes crônicos com alguma dificuldade de mobilidade ou locomoção. Essa é a modalidade mais utilizada.

Internação domiciliar trata-se de uma substituição de uma internação hospitalar, indicada para pacientes estáveis, com diagnóstico definido , entretanto, por possuírem um quadro clínico mais complexo, é montada uma estrutura com equipamentos de suporte a vida,  requer atenção feita por uma equipe de enfermagem (auxiliares, técnicos e enfermeiros)  bem como de outros profissionais como médicos, nutricionistas e fisioterapeutas, sendo sempre de acordo com a situação clinica de cada paciente.

 

 

HOME CARE

O que é  ?

 

Termo inglês, traduzido para  cuidados em casa,   refere-se ao ato de prestar serviços de saúde na casa do paciente.  Geralmente é feito por indicação médica e atualmente é prevista pelo SUS e por empresas de saúde suplementar tanto na assistência domiciliar quanto na internação domiciliar.

Home Care é indicado para todos os pacientes que tenham condição clínica estável, com alguma dificuldade de mobilidade ou locomoção que não estejam agudizados.

Hoje é possível ter um atendimento de Home Care mantendo a mesma segurança que a de um ambiente hospitalar. Bastante comum deixar o hospital com uma lista de produtos, serviços e suprimentos de rotina para comprar ou alugar tais como  cama hospitalar, cadeira de banho, curativos, prescrição de cuidados e atividades diárias, troca de cateteres, uso de medicamento injetáveis e afins.

 

Embora todas os pacientes tenham direito a um tratamento humanizado e domiciliar seja pelo SUS  ou  por empresas de saúde suplementar, é importante entender que não existe uma legislação a respeito de Home Care no Brasil. Atualmente encontramos dificuldades para financiamentos desse tipo de serviço e dependendo do caso, muitas vezes é preciso judicializar referida prestação de serviço.

 

Ficar perto da família, de quem ama, de suas coisas,  independente de qual doença seja, é muito importante e um dos principais benefícios para qualquer paciente, sendo considerado até como um ambiente sagrado.

 

 CUIDE DE QUEM JÁ CUIDOU DE VOCÊ!

 

 

Texto: Silas Marques

Fale Conosco
1
Fale Conosco