INSULINA, hormônio que promove o aproveitamento da glicose, o transformando em energia para o nosso corpo. Diabetes é a doença causada pela má absorção ou falta de insulina, caracterizando-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) e de forma permanente.
Esse hormônio é produzido pelo pâncreas, ao qual tem a função de quebrar as moléculas de glicose e transformá-las em energia.
TIPOS :
Diabetes Tipo 1 - doença crônica, é aquela onde ocorre a redução ou a falta de produção da insulina . Decorrente do defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina,
Principais sintomas : sede frequente, fome constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fadiga, mudança de humor, possíveis náuseas ou vômitos. Esses precisam de injeções diárias de insulina uma vez que não existem comprimidos de insulina, devido ao fato dos ácidos do estômago a destruírem.
Diabetes Tipo 2 - caracteriza-se pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, deficiência na secreção da insulina. Ocorre em 90% dos diabéticos, costuma ser assintomática com manifestações geralmente na fase adulta ( após os 40 anos ), o que pode apresentar sérias complicações e as vezes ser tardio.
Principais sintomas : sede frequente, fome constante, formigamento nos pés e nas mãos, vontade de urinar diversas vezes ao dia, infecções na bexiga, visão embaçada e feridas que demoram para cicatrizar.
Pré-Diabetes - dá-se quando os níveis de glicose estão altos mais que o normal no sangue, mas ainda não caracterizam o Diabetes Tipo 2. É um sinal de alerta do corpo, geralmente aparecendo em obesos, hipertensos ou pessoas com alterações nos lipídios. Trata-se de um alerta importante por ser a única etapa que ainda pode ser revertida, atenuando a evolução da doença e prevenindo complicações como um possível infarto.
Diabetes Gestacional - ocorrem durante a gravidez, ficando as taxas de açúcar no sangue acima do normal, mas abaixo do valor para ser classificada como sendo do Tipo 2, Toda gestante deve fazer o exame de diabetes regularmente durante o pré-natal.
Como descobrir se a pessoa tem Diabetes ?
Deve-se realizar o exame de sangue chamado glicemia de jejum. O resultado é considerado normal para a glicemia entre 60 e 99 mg/dl . Caso o resultado fique entre 100 e 125 mg/dl, pede-se o teste oral de tolerância a glicose.
Curiosidade
O termo Mellitus começou a ser empregado a partir do ano 1700 e refere-se a palavra mel, indicando a doçura na urina dos diabéticos devido as altas taxas de açúcar no sangue.
Prevenir é o melhor caminho (Diabetes Tipo 1 , Tipo 2 e Pré-diabetes)
A melhor forma é a utilização de hábitos saudáveis tais como alimentação balanceada e acredite, a prática de atividades físicas deve ser prioridade.
Texto: Silas Marques
Olá! Clique em um de nossos representantes e tire todas as suas dúvidas.