Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

DEPRESSÃO NA 3ª IDADE

Você Sabia?

DEPRESSÃO E SUICÍDIO

 

Com o avanço da idade, doenças que afetam a mobilidade, a dependência , a perda de pessoas queridas , redução do convívio social entre outros fatores importantes, podem contribuir para o aparecimento da DEPRESSÃO.

É um transtorno mental e segundo estimativa da O.M.S. ((Organização Mundial da Saúde ),  quase 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Pode ocorrer em qualquer idade, até na infância, porém em idosos podem existir algumas complicações dividindo-se em 02 grupos: os biológicos e os socioambientais.

Os biológicos estão ligados a redução de neurotransmissores, doenças crônicas, fragilidade da saúde, uso de medicamentos que causam o estado depressivo.

Já os socioambientais estão ligados a perda do(a) cônjuge, ausência da família, perda de renda com a aposentadoria. Todos são sinais de alerta por estarem  ligados a um sofrimento.

Vale ressaltar, ser muito comum aparecimento de tonturas, cansaço frequente, falta de energia,  dores que quando levados ao médico para análise clínica, não fecham nenhum diagnóstico e não esqueçamos  ainda da diminuição do sono,  do apetite e  perda de peso.

 

Polish-20231226-073019088

 

Tipos de depressão no idoso

 

Ocorre de duas formas , sendo aqueles que em algum momento da  vida já tiveram quadro depressivo tratados ou não e entraram na terceira idade com a depressão e outros que, com o avanço da idade desenvolveram o quadro devido à fatores relacionados com o envelhecimento.

 

 

O que fazer ?

 

Familiares tem um papel importante  bem como  pessoas próximas, que  devem oferecer auxílio ao invés de acharem ser uma situação típica da idade, devem estimular o idosos ou ainda  leva-lo a procurar auxílio médico.

Este profissional irá orientar sobre o quadro clínico, prescrever medicamentos e afins.  Nota-se mais uma vez, a necessidade de começar a fazer atividades físicas, alimentação saudável, procurar novos interesses, todos de modo a proporcionar uma melhora na qualidade de vida, recuperando o prazer em viver.

 

 

SUÍCIDIO

 

Todos acham que idosos não se matam, mas infelizmente ocorre sim e também de forma trágica. Quando eles perdem o prazer pelas coisas e até pela vida, perdem a esperança , sentem-se desamparados, pode ocorrer uma lentificação psicomotora levando a formar ideias suicidas, pensamentos autodestrutivos e no fim,   o devido planejamento da morte.

Sentir-se triste é comum como sentimento em algumas situações da vida, porém o transtorno afetivo  que os especialistas chamam de depressão é algo muito mais grave gerando a falta de controle sobre o próprio estado emocional.

Insistimos ainda na informação sobre o papel fundamental  da família quando do surgimento dos primeiros sintomas.

 

Lembre-se, cuide de quem cuidou de você .

 

 

Texto: Silas Marques

Fale Conosco
1
Fale Conosco