Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

BOLSA DE COLOSTOMIA

Você Sabia?

ESCUTAMOS MUITO O TERMO BOLSA DE COLOSTOMIA, MAS PRECISAMOS ENTENDER PRIMEIRAMENTE A DIFERENÇA ENTRE : OSTOMIA, COLOSTOMIA E A ILEOSTOMIA

 

 

OSTOMIAS

São as cirurgias feitas de modo a construir um novo caminho que liga um órgão ao meio externo.  Quando são ostomias intestinais, classificam-se em colostomia e ileostomia , uma vez que desviam o fluxo das fezes até abertura realizada por meio cirúrgico no abdômen, chamada de estoma.  Dessa maneira, as fezes serão coletadas por uma bolsa removível.

São intervenções comuns após a cirurgia de retirada do cólon ou do intestino, devido ao câncer ou doenças inflamatórias intestinais.

Importante ressaltar que as ostomias intestinais em algumas situações podem ser revertidas, voltando o paciente a evacuar pelo ânus.

 

      oHUisi.jpeg

 

O QUE É A COLOSTOMIA ?

É o tipo de ostomia realizada no intestino grosso, utilizada quando o paciente apresenta problemas que o impede de evacuar pelo ânus.

 

Classificação

  •  •Colostomia ascendente – realizada no lado direito do intestino grosso (fezes pastosas );
  •  •Colostomia descendente – realizada no lado esquerdo do intestino grosso     ( fezes pastosas ou sólidas );
  •  •Colostomia transversal – realizada entre o cólon ascendente e descendente   ( fezes líquidas ou pastosas );
  •  •Colostomia úmida ; forma utilizada quando o paciente precisa desviar também a urina para o meio externo. Constrói-se então uma alça para permitir a saída das fezes e da urina pelo mesmo estoma.

 

 

O QUE É A ILEOSTOMIA ?

Essa não possui divisão ou  classificação. É um tipo de ostomia intestinal que liga o intestino delgado ao meio externo. Na Ileostomia as fezes são mais líquidas e ácidas do que as eliminadas por uma colostomia. A Ileostomia é realizada quando não há possibilidade de passagem das fezes pelo intestino grosso,

 

        oHPUBa.jpeg

 

MITOS E VERDADES

 

Hoje em dia, embora hajam muitas informações em blogs, sites e outros, muitos pacientes ficam angustiados com a situação. Então seguem alguns MITOS e VERDADES sobre as bolsas de ostomias intestinais.

 

 

MITO – é preciso usar roupas especiais

VERDADE -Não é preciso mudar o guarda roupas.  A bolsa de ostomia intestinal é fina e fica bem presa ao corpo, de modo que bem colocada, não permite que as pessoas notem por baixo da roupa.

 

 

MITO -  não precisa de higienização constante

VERDADE – a bolsa de ostomia intestinal deve ser higienizada diariamente. geralmente utilizando apenas água.

 

 

MITO – a atividade sexual fica impraticável

VERDADE -Logo após a cirurgia, é comum diminuir o interesse sexual, no entanto a medida que a libido retorne, poderá sim ter uma vida sexual normal. Conversar com o parceiro(a) sobre suas preocupações  irá ajudar a recuperar a autoconfiança e a intimidade.

 

 

MITO – não é possível praticar esportes

VERDADE –estando autorizado pelo médico a atividade física, poderá fazer parte da rotina  , bastando redobrar os cuidados com a fixação da bolsa e o seu esvaziamento. Outrossim, atenção quanto ao tipo de atividade física ou esporte que seja de contato ou musculação.

 

 

 

MITO –  deve beber pouca água

VERDADE -  deve-se tomar ao menos 2 litros de água diariamente, Sucos naturais, água de coco e chás podem ser consumidos.

 

 

MITO – não pode fazer atividades aquáticas

VERDADE - Podem sim nadar, tomar banho, entrar até em banheiras de hidromassagem. Se a bolsa possuir um filtro, basta o cobrir com as tampas fornecidas.

 

 

 

E para finalizar, Importante ressaltar como relatado inicialmente, as  ostomias intestinais em alguns casos  podem ser revertidas, voltando o paciente a evacuar pelo ânus.  Desse modo,  nada de medo, a vida continua e muitas vezes apenas com mínimas adaptações.

 

 

Texto:  Silas Marques

Fale Conosco
1
Fale Conosco