Atente inicialmente que uma das principais causas da Enfisema Pulmonar é o cigarro (tabagismo), existindo a possibilidade mais remota de origem por outras toxinas presentes no ar ou ainda fator genético. Trata-se de uma doença degenerativa, desenvolve-se depois de muito tempo ou anos de agressão aos tecidos pulmonares, causando alterações importantes nas estruturas do pulmão , destrói as vias aéreas ou para ser mais específico os alvéolos pulmonares, fatores que diminuem a capacidade respiratória.
Também é conhecida como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e tem como principal sintoma a falta de fôlego ou aparente sensação de não estar respirando o suficiente. Inicialmente ela aparece quando se está em uma atividade mas com o passar do tempo e progressão da doença, o sintoma passará a ocorrer o tempo todo. A doença não tem cura, porém, atualmente existem tratamentos que conseguem retardar a sua evolução , controlam os sintomas e reduzem as complicações.
ALVÉOLOS PULMONARES
São estruturas que se responsabilizam pela realização das trocas gasosas e permitem que o organismo faça a captação do oxigênio , liberando o gás carbônico.
SINTOMAS MAIS COMUNS
ALGUNS CUIDADOS
TRATAMENTO
O profissional médico indicado é um pneumologista, ao qual fará a orientação e o acompanhamento do paciente de forma individualizada e de acordo com as necessidades .
Entre os tratamentos que podem ser utilizados , estão o uso de medicamentos broncodilatadores e corticóides no formato de bombinhas inalatórias aos quais irão dilatar as estruturas do pulmão facilitando a entrada do ar.
Poderá ainda o especialista solicitar a realização de fisioterapia respiratória ao qual visa utilizar exercícios específicos para expandir o pulmão e aumentar os níveis de oxigênio no organismo.
E nos casos mais graves, a utilização de oxigenioterapia através de cilindros ou concentradores de oxigênio.
GRAVIDADE
É uma condição altamente grave, reduz a qualidade de vida do paciente com o decorrer do tempo e irá se agravando, causando impacto no funcionamento do pulmão. Em estágios mais avançados, a pessoa fica incapaz de executar as mais simples atividades físicas, muitas vezes precisando de oxigênio suplementar e nesses casos, o enfisema pulmonar poderá ser fatal.
texto: Silas Marques
Olá! Clique em um de nossos representantes e tire todas as suas dúvidas.