Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA

Você Sabia?

Parkinson

 

DBS ( Deep Brain Stimulation)

Utilizada em tratamento de doenças neurológicas como Doença de Parkinson (DP) e Tremor Essencial (TE), onde a medicação não foi ou não está eficiente, ajuda a controlar alguns sintomas de distúrbio do movimento.

Estimulação Cerebral Profunda é um tratamento neurocirúrgico para transtornos neurológicos, utilizando por meio de implante profundo eletrodos em regiões do cérebro, ao qual utilizará estimulação elétrica ou impulsos elétricos ( corrente elétrica fraca ) para os devidos estímulos.  

 

 

QUANDO SE DEVE PENSAR EM CIRURGIA PARA TRATAR O PARKINSON ?

Existindo queda brusca e intensa na concentração de dopamina, (um neurotransmissor envolvido nos controle dos movimentos) ou quando os remédios indicados para repor essa substância não mais funcionarem , deixando o paciente de responder satisfatoriamente, fato que ocorre geralmente a partir do quarto, quinto ano do diagnóstico, mesmo havendo ajuste de dosagem dos fármacos. Se nada for feito, tais sintomas continuarão a atrapalhar a vida do enfermo

 

COMO FUNCIONA O DBS

O dispositivo envia sinais elétricos constantes e pode ser colocado em três partes diferentes do cérebro envolvidos com a doença. A localização para fixação do dispositivo é baseada nos sintomas de cada paciente associado as alterações motoras.

A cirurgia é feita em duas etapas, sendo a primeira com a colocação de um gerador ( espécie de bateria ) na região da clavícula e a segunda etapa com a implantação de dois eletrodos na cabeça através de incisões pequenas.

O paciente fica acordado no momento da implantação dos eletrodos para que avaliem no momento : a fala, a coordenação motora e os tremores. Havendo necessidade, farão ajustes no posicionamento do dispositivo. Uma vez ajustado, o paciente receberá uma anestesia geral para finalizar o procedimento cirúrgico.

Alguns dispositivos recarregáveis chegam a durar até 15 anos antes de uma indicação para a substituição.

Lembre-se, a Estimulação Cerebral Profunda é uma maneira de dar um pouco de qualidade de vida ao paciente. Havendo Plano de Saúde a favor do paciente, consulte a cobertura bem como também existem alguns hospitais que  fazem  o procedimento através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Silas Marques

Fale Conosco
1
Fale Conosco